
CURSO TÉORICO E PRÁTICO
Aprenda a utilizar a brincadeira como estratégia didática e conteúdo transversal nos diversos espaços de ensino e aprendizagem.
MAIS 30 MIL PESSOAS CAPACITADAS
Mais de 30 mil professores do ensino regular, educadores sociais, pedagogos, psicólogos, profissionais de saúde, contadores de história e familiares, já foram capacitados a utilizarem a cultura da brincadeira como estratégia didática e conteúdo transversal. Desde 2004 o projeto já esteve em: Salvador e mais 151 cidades do interior da Bahia, nos estados: do Ceará (Universidade Estadual do Ceará), São Luis do Maranhão (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), São Paulo (PUC, USP e Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes), Sergipe (Educadores Sociais), Pernambuco (Instituto Adolescer), e também em Portugal e países lusófonos, Alemanha e França.

O que vou aprender?
A Capacitação de multiplicadores promoverá uma vivência das brincadeiras do folclore infantil, abordando a história da brincadeira e suas influências étnicas (formadoras da identidade cultural brasileira). Proporcionando uma reflexão da brincadeira, como estratégia didática e conteúdo transversal nos espaços de ensino e aprendizagem.
Essa vivência resgata o apreço das brincadeiras e cantigas populares, através da transmissão às crianças do seu acervo da Cultura da Brincadeira.
Com isso, o profissional capacitado nesse curso, terá a compreensão da cultura da brincadeira como uma estratégia didática de alto impacto e baixo custo, além de incentivar o retorno da brincadeira coletiva e pacífica aos recreios.
Conteúdo Programático

A metodologia
O Cirandando Brasil utiliza uma metodologia com aulas teóricas e práticas aplicando uma Metodologia Participativa, proporcionando aos participantes a vivência de brincadeiras, dinâmicas e brincadeiras coletivas.
Módulo II
-
Cultura Identitária
-
Os índios e seus legados
-
Os portugueses e povos formadores de sua identidade (gregos, romanos, visigodos, fenícios, celtas, mouros, judeus)
-
Cultura Africana
-
Cultura Subsariana
-
Povos escravizados no Brasil e suas origens culturais.
Módulo I
-
Conceitos Iniciais
-
História do Brasil – formação do povo brasileiro
-
O que é Cultura
-
O que é Identidade
-
O que é Folclore
Módulo III
-
A Brincadeira na escola
-
A ludicidade e a brincadeira como estratégia didática.
-
Estudo de Grupos
-
Oficinas – leitura, contação de história, construção de brinquedos e cantigas.
Conteúdo Programático

A metodologia
O Cirandando Brasil utiliza uma metodologia com aulas teóricas e práticas aplicando uma Metodologia Participativa, proporcionando aos participantes a vivência de brincadeiras, dinâmicas e brincadeiras coletivas.
Módulo I
-
Conceitos Iniciais
-
História do Brasil – formação do povo brasileiro
-
O que é Cultura
-
O que é Identidade
-
O que é Folclore
Módulo II
-
Cultura Identitária
-
Os índios e seus legados
-
Os portugueses e povos formadores de sua identidade (gregos, romanos, visigodos, fenícios, celtas, mouros, judeus)
-
Cultura Africana
-
Cultura Subsariana
-
Povos escravizados no Brasil e suas origens culturais.
Módulo III
-
A Brincadeira na escola
-
A ludicidade e a brincadeira como estratégia didática.
-
Estudo de Grupos
-
Oficinas – leitura, contação de história, construção de brinquedos e cantigas.
Programação 03 e 04 de agosto
03 de agosto de 2019 (sábado)
Horário de início: 09:00
Intervalo: 12:00 às 13:00
Horário de término: 17:00
04 de agosto de 2019 (domingo)
Horário de início: 09:00
Horário de término: 13:00
*Certificado com Carga Horária total de 12 horas
**Material didático incluso
Material Incluso
Livro: Quintal
+ 200 Músicas Online
Inscrições Online
LOTE 1
Apenas R$ 180,00
até dia 02 de agosto
10%
desconto
Parcele em até 18x
Promoção
Prorrogada!
Professora Nair Spinelli Lauria (Nairzinha)
Bacharel em Serviço Social, pela Universidade Católica do Salvador e especializada em Serviço Social de Comunidades pela UCSAL. Cantora, compositor, musicista e pesquisadora do folclore infantil brasileiro há mais de 45 anos, tem mais de 200 composições e cerca de 350.000 cópias vendidas de seus trabalhos. Atuou por 20 anos como coordenadora do Serviço Social no Mosteiro de São Bento de 1975 a 1995, foi por 10 anos professora de Ética e Técnica de Apoio na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) – 1984 – 1994 e, desde 1996 vem pesquisando, atualizando e devolvendo a brincadeira brasileira às crianças seus pais e professores, é fundadora e idealizadora do Projeto Cirandando Brasil. Ao longo da sua carreira aprovou e desenvolveu mais de 42 projetos no Brasil e no exterior. Realizou 6021 Shows Bailes de cantigas de Roda em espaços culturais e praças públicas.
Prêmios, Certificações e Chancelas




Local do Evento - Nossa Escola
Para mais informações, fale com produção do evento pelo Whatsapp (71) 99230-0575
