Capacitação SESC 2018.png

CURSO TÉORICO E 100% ONLINE

Aprenda a utilizar a brincadeira como estratégia didática e conteúdo transversal nos diversos espaços de ensino e aprendizagem.

Se você perdeu a inscrição, mas ainda tem interesse em participar do programa, insira seu email abaixo para entrar na lista de espera. 

Entraremos em contato caso surjam novas vagas!

MAIS 30 MIL PESSOAS CAPACITADAS

Mais de 30 mil professores do ensino regular, educadores sociais, pedagogos, psicólogos, profissionais de saúde, contadores de história e familiares, já foram  capacitados a utilizarem a cultura da brincadeira como estratégia didática e conteúdo transversal. Desde 2004 o projeto já esteve em: Salvador e mais 151 cidades do interior da Bahia, nos estados: do Ceará (Universidade Estadual do Ceará), São Luis do Maranhão (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), São Paulo (PUC, USP e Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes), Sergipe (Educadores Sociais), Pernambuco (Instituto Adolescer), e também em Portugal e países lusófonos, Alemanha e França.

34177438_1774778615921039_78170786002968

O que vou aprender?

A Capacitação de multiplicadores promoverá uma vivência das brincadeiras do folclore infantil, abordando a  história da brincadeira e suas influências étnicas (formadoras da identidade cultural brasileira). Proporcionando uma reflexão da brincadeira, como estratégia didática e conteúdo transversal nos espaços de ensino e aprendizagem.

Essa vivência resgata o apreço das brincadeiras e cantigas populares, através da transmissão às crianças do seu acervo da Cultura da Brincadeira. 

Com isso, o profissional capacitado nesse curso, terá a compreensão da cultura da brincadeira como uma estratégia didática de alto impacto e baixo custo, além de incentivar o retorno da brincadeira coletiva e pacífica aos recreios.

Conteúdo Programático 

content.png

A metodologia

O Cirandando Brasil utiliza uma metodologia com aulas teóricas e práticas aplicando uma Metodologia Participativa, proporcionando aos participantes a vivência de brincadeiras, dinâmicas e brincadeiras coletivas.

Módulo II

  • Cultura Identitária

  • Os índios e seus legados

  • Os portugueses e povos formadores de sua identidade (gregos, romanos, visigodos, fenícios, celtas, mouros, judeus)

  • Cultura Africana

  • Cultura Subsariana

  • Povos escravizados no Brasil e suas origens culturais.

Módulo I 

Módulo III

  • Conceitos Iniciais

  • História do Brasil – formação do povo brasileiro

  • O que é Cultura

  • O que é Identidade

  • O que é Folclore

  • A Brincadeira na escola

  • A ludicidade e a brincadeira como estratégia didática.

  • Estudo de Grupos

  • Oficinas – leitura, contação de história, construção de brinquedos e cantigas.

CURSO TÉORICO E 100% ONLINE

Conteúdo Programático 

content.png

A metodologia

O Cirandando Brasil utiliza uma metodologia com aulas teóricas e práticas aplicando uma Metodologia Participativa, proporcionando aos participantes a vivência de brincadeiras, dinâmicas e brincadeiras coletivas.

Módulo I 

  • Conceitos Iniciais

  • História do Brasil – formação do povo brasileiro

  • O que é Cultura

  • O que é Identidade

  • O que é Folclore

Módulo II

  • Cultura Identitária

  • Os índios e seus legados

  • Os portugueses e povos formadores de sua identidade (gregos, romanos, visigodos, fenícios, celtas, mouros, judeus)

  • Cultura Africana

  • Cultura Subsariana

  • Povos escravizados no Brasil e suas origens culturais.

Módulo III

  • A Brincadeira na escola

  • A ludicidade e a brincadeira como estratégia didática.

  • Estudo de Grupos

  • Oficinas – leitura, contação de história, construção de brinquedos e cantigas.

Professora Nair Spinelli Lauria (Nairzinha)

Bacharel em Serviço Social, pela Universidade Católica do Salvador e especializada em Serviço Social de Comunidades pela UCSAL. Cantora, compositor, musicista e pesquisadora do folclore infantil brasileiro há mais de 45 anos, tem mais de 200 composições e cerca de 350.000 cópias vendidas de seus trabalhos. Atuou por 20 anos como coordenadora do Serviço Social no Mosteiro de São Bento de 1975 a 1995, foi por 10 anos professora de Ética e Técnica de Apoio na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) – 1984 – 1994 e, desde 1996 vem pesquisando, atualizando e devolvendo a brincadeira brasileira às crianças seus pais e professores, é fundadora e idealizadora do Projeto Cirandando Brasil. Ao longo da sua carreira aprovou e desenvolveu mais de 42 projetos no Brasil e no exterior. Realizou 6021 Shows Bailes de cantigas de Roda em espaços culturais e praças públicas.

Prêmios, Certificações e Chancelas 

UNICEF NAIRZINHA.png
UNESCO NAIRZINHA
download.jpg
pontinhos de cultura nairzinha.png

ATENÇÃO

No momento não temos vagas, mas se tem interesse em participar do curso, insira seu email abaixo para entrar na lista de espera. 

Entraremos em contato caso surjam novas vagas!